quarta-feira, 24 de setembro de 2008

diário de bordo

As vezes me pego a refletir: o que estou fazendo aqui? afinal não sou professora de português e sim alfabetizadora!!!!!
fico aqui na minha, quietinha...não sei usar muito bem estes termos gramaticais e muito menos identificá-los. Acho que descobri a resposta da minha indagação,pensei qie ia aprender português,ou pelo menos todas as suas regras , conceitos e exceções. Ledo engano...
mas uma coisa eu descobri!!!!!!!! que estou no caminho certo, pois ao oportunizar meu aluno, diversos momentos de leitura e escrita de diferentes tipos de textos: poemas,cartas, gibis, músicas e muita historinha, estou facilitando seu futuro. Isto mesmo! Assim ele não terá a dificuldade que eu tenho de diferenciar, por exemplo, gêneros e tipos textuais.
Ainda bem que encontro pensamentos do "tipo": A escola insiste em estragar a leitura. Ela deve ser uma coisa solta, vagabunda, sem relatórios.(Rubem Alvez). UFA!!!! AINDA TENHO SALVAÇÃO!!!!
Ler , aprende-se lendo e escrever , aprende-se escrevendo. E ao mesmo tempo outras habilidades linguísticas vão sendo desenvolvidas para compor a competência de utilizar a linguagem com diversos objetivos em diversas situações. Assim o processo de alfabetização deve ser muito mais amplo do que a simples identificação entre a grafia e emissão sonora. deve levar o leitor a uma relação intensa e produtiva com a leitura e com a produção de texto, pois o sujeito que domina a língua e a entende, é um sujeito capaz de perceber-se,emancipar-se socialmente e economicamente.
Segundo Rubem Alvez:"nosso sistema de educação dá a faca e o queijo, mas não desperta a fome nas crianças."
Queridos!! Aqui eu lanço a campanha: VAMOS DEIXAR NOSSAS CRIANÇAS FAMINTAS?
FOME JÁ!
com carinho
Fabiana

2 comentários:

Luzia disse...

É Fabiana, nossas crianças, nossos jovens e também os nossos adultos carecem de sentir essa fome.
O bom é que temos profissionais como você atuando com um amor incondicional.
Parabéns!
Luzia

FFABYS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.